"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Inscrições Plataforma Freire

Passo-a-passo para Inscrição Formação Continuada

1. Acessar a Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br).

2. Clicar em primeiro acesso. Preencher dados (CPF e nome completo), cadastrar uma senha (com quatro letras e dois números) e informar e-mail (se não tiver, a plataforma tem um campo para criá-lo).

3. Retornar à tela principal e clicar no link já sou cadastrado. Informar CPF, senha e clicar em autenticar. Aparecerá, então, a tela principal da plataforma. Procure pelo ícone currículo do professor.

4. Ao clicar em currículo do professor aparecerá o nome do professor. Neste campo, deve descrever, em poucas linhas, seu currículo profissional (formação e experiências).

5. Ao finalizar o preenchimento do currículo profissional, clicar em salvar as informações. Automaticamente o sistema remeterá para o campo seguinte, onde é necessário detalhar a formação acadêmica e complementar. No próximo espaço, informar atuação profissional (escolas em que trabalhou e trabalha, as disciplinas, as etapas de ensino); no outro espaço, descrever projetos que tenha desenvolvido na escola; nos próximos campos, são solicitadas informações sobre produção de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, domínio de idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação.

6. Depois de cadastrado, clique no ícone cursos disponíveis pré-inscrição. Ali se encontram as categorias de inscrição: formação inicial (inscrições encerradas), formação continuada e especialização, com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro de 2010.

7. Selecione a categoria formação continuada, bem como o Estado e a área do conhecimento desejada.

8. Depois de verificar os cursos disponíveis, faça a pré-inscrição no curso que pretende cursar.

9. A plataforma enviará todas as pré-inscrições dos professores à SED, que fará a validação das mesmas em comum acordo com o MEC.

10. Enquanto isso, o professor poderá acompanhar a sua pré-inscrição diretamente na Plataforma Freire, no link acompanhe sua pré-inscrição.

OBSERVAÇÃO:

Professores da rede pública podem realizar pré-inscrições em até três cursos de formação continuada ou especialização.

Divulgue está informação com seus colegas docentes.

Um comentário: