sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ensinando e Aprendendo com as TICs

Algumas reflexões feitas durante o estudo da Unidade 01 -Tecnologia na Sociedade, na vida e na Escola.

"Num futuro bem próximo, acredito que o professor irá à escola só para alfabetizar os alunos de ensino fundamental das séries iniciais. Após esta fase, a escola deverá servir de ponto de encontro entre alunos e professor que deverá estar preparado não mais para ensinar como ele faz hoje, mas para orientar os alunos" (Erzilia)

"As novas tecnologias não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante." (Cristiano)

"O educador precisa criar condições e organizar ambientes de aprendizagem, daí a importância de o educador estar se aprimorando constantemente como forma de se manter atualizado e capaz de trabalhar desfrutando da tecnologia." (Fernanda)

"A postura da escola está mudando. Pode ser que a mudança seja mais lenta em comparação à velocidade das tecnologias, mas está acontecendo. E essa mudança é muito importante porque coloca a escola como parte deste processo e não somente como mera observadora." (Simone)

Nenhum comentário: