"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Histórias em Quadrinhos - Leitura Recomendada

Os textos abaixo estão, na maior parte, disponíveis na internet.
ALVES, José Moysés. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Psicol. cienc. prof., v.21, n.3, set. 2001.

BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. Tese de doutorado em Ciência da Informação, São Paulo, USP, 2008.

BARI, Valéria Aparecida; WERGUEIRO, Waldomiro. As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com base em depoimentos de universitários. Comunicação & Educação, Ano XII, n. 1, jan/abr 2007.

DUARTE, André Damasceno Brown. Histórias em quadrinhos sobre culturas afro-descendentes na educação. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, UERJ, 2006.

FRONZA, Marcelo. O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UFPR, 2007.


PESSOA, Alberto Ricardo; UTSUMI, Luciana Miyuki Sado. A formação do professor e as histórias em quadrinhos na sala de aula. ACADEMOS - Revista Eletrônica da FIA. Vol.V, n.5, 2009.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. Dissertação de mestrado em Educação, Bauru, UNESP, 2009.

SIQUEIRA, Angela Barbosa de. O gênero história em quadrinhos na escrita do surdo. Dissertação de mestrado em Linguística, João Pessoa, UFPB, 2008. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=147495

TONON, Sandra de Fátima Tavares Rodrigues. As histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática. EM EXTENSÃO, v. 8, n. 1, p. 72-81, jan./jul. 2009.

VIEIRA, Patrícia Araújo. O uso dos gêneros quadrinhos e tirinhas no ensino de leitura em português como segunda língua: por uma abordagem bilíngue para os surdos. Dissertação de mestrado em Linguística, Fortaleza, UECE, 2009.
Relação completa em Mídias na Educação

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a ideia de por a bibliografia no site!!!!!!
Jaqueline Pelozato

Anônimo disse...

As sugestoes de leitura são otimas!! Um grande abraço!
Angela Búrigo