quarta-feira, 4 de abril de 2012

Histórias em Quadrinhos, um recurso de aprendizagem

Com o intuito de disponibilizar recursos ainda mais atrativos a educação e aos educadores, o Núcleo de Tecnologia em Educação – NTE, através da 8ª Regional, iniciou nesta terça-feira (27), o primeiro curso de 2012, “Histórias em Quadrinhos, um recurso de aprendizagem”, que conta com 21 cursistas. Destinado a professores e estudantes da área da educação, o curso que faz parte do Programa do MEC “Salto para o Futuro” traz a tona um recurso que há muito é utilizado nos ambientes escolares, e dá a ele o seu devido valor como gênero literário e como arte.
Desde 2006 reconhecido pelo MEC como recurso capaz de promover o aprendizado de forma dinâmica e interativa, os quadrinhos deixaram de ocupar lugar obscuro nas escolas para ganhar espaços nas prateleiras das bibliotecas e nas rotinas de leituras das salas de aula. De acordo com a orientadora de aprendizagem, Cristiane Borré de Souza, o curso se dá em cinco encontros, que somam 20 h, e está destinado as oito cidades da regional, sendo que nesta edição conta com educadores das cidades de Celso Ramos e de Campos Novos.
 “Vamos trabalhar atividades que vão desde a construção de quadrinhos até formas de utilização além dos gibis. Ao mesmo tempo, vamos demonstrar que os quadrinhos exigem, além de domínio da língua, poder se síntese”, explicou. Com calendário de atividades durante todo o ano, o NTE já prepara a próxima formação – Educação Digital – que contará com duas turmas, uma com início em 09 de abril e outra em 11 de abril, as duas das 18h30 às 21h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no NTE, na SDR de Campos Novos. 
Publicado por: Camila Bebber Gomes.
Site: http://cnv.sdr.sc.gov.br/

Nenhum comentário: