terça-feira, 19 de junho de 2012

Meio Ambiente, Sustentabilidade e Rio+20

São palavras que estão em alta.
Mas como trabalhar na sala de aula com a tematica?
A INPE  - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais lançou a cartilha O Futuro que Queremos, com uma linguagem simples e acessível, o texto traz a história de várias conferências sobre o clima, desde a primeira reunião, há 40 anos, na Suécia. Fala também da Eco-92, que aconteceu no Rio há 20 anos.

Precisa de mais material?
Então:
* Vídeo O Futuro que queremos produzido pela educadora Marli Fiorentin, com alunos da Educação Infantil, respondendo à pergunta feita pela Rio +20 ,Conferência das Nações Unidas para um mundo sustentável.:"qual o futuro que queremos?"


* As Aventuras de Sammy - Filme sobre a vida de uma tartaruga, que nasceu em 1959,até os dias de hoje. Conta todas peripécias que ela passa para conseguir sobreviver, com tanta poluição e com os humanos por perto.

* Documento da ONU -  Explica o que cada cidadão, escola e comunidade pode fazer para participar.


* Plano de Aula - Rio+20 em Debate - A realização da Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, prevista para ocorrer em junho deste ano, é uma ótima chance de refletir sobre mudanças climáticas, economia verde e exploração de recursos naturais. Veja como trabalhar esses e outros temas com as turmas de 8º e 9º anos.

* Seleção de mais de 260 links com reportagens, entrevistas, infográficos, vídeos e planos de aula sobre o tema.

Espero que estas indicações contribuam com o trabalho.

Nenhum comentário: