segunda-feira, 1 de julho de 2013

VI Encontro Regional dos NTEs do Planalto Serrano e Meio Oeste Catarinense

Na quinta-feira, 27, os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Campos Novos, Caçador, Curitibanos, Lages, Joaçaba, São Joaquim, Concórdia, Seara e Videira promoveram o VI Encontro Regional dos NTEs do Planalto Serrano e Meio Oeste Catarinense.

O encontro foi sediado pelo NTE de Lages, com a presença de todos os integrantes dos NTES, contando também com a equipe da SED, a gerente de Tecnologias Educacionais, Suzana da Cunha Silveira Camargo, e os técnicos Ricardo Fernandes Braz e Luiz Napoleão Vieira, que enriqueceram o encontro com orientações e oficina referente ao tablet educacional.

Atividade de aprendizagem, integrando o uso do tablet ao ensino de arte, tendo como referência os pressupostos teóricos da Proposta Curricular de Santa Catarina, foi uma das ações desenvolvidas.

A atividade foi conduzida compreendendo que a aprendizagem se dá na atividade humana, tendo como objetivo a elaboração conceitual de forma autônoma e mediada pelo conhecimento e instrumentos produzidos historicamente. Assim, foi escolhido o conceito performance como elemento motivador e utilizadas técnicas de expressão corporal, registradas fotograficamente e em vídeo pelo instrumento disponível no tablet e em celulares dos cursistas.

O processo da atividade de aprendizagem se deu em duas horas e a cada sequência de operações e ações foram realizados diálogo com os educadores sobre suas impressões e que relações estabeleciam com o conceito performance e o uso do tablet e celulares. No final, o conceito performance foi elaborado em conjunto pelos educadores, bem como a integração do tablet e celulares no processo de aprendizagem.

“Desta forma, a integração entre as equipes do NTEs foi de relevante importância para o desenvolvimento do trabalho, pois são nesses momentos que temos a oportunidade de refletir e repensar estratégias para articular o processo ensino e integração das tecnologias na prática pedagógica, visando o enriquecimento de experiências e melhorando a educação”, explica Suzana.

Os encontros regionais dos NTEs iniciaram em 2012. Foram realizados cinco encontros, oriundos da necessidade de troca de experiências e de aperfeiçoamento das atividades realizadas pelos Núcleos, uma vez que a discussão e o estudo é premissa para elevar o potencial de conhecimento de qualquer cidadão. A troca de experiências que ocorre nos encontros é primordial na execução e revitalização dos trabalhos desenvolvidos pelos NTEs.

Fonte: Portal da SED

Nenhum comentário: