"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Secretaria da Educação promove mostra de vídeo com trabalhos escolares

Documentários vão abordar as atividades realizadas em sala de aula sobre o Campeonato Mundial de Futebol que acontece no Brasil
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, por meio da Gerência de Tecnologias Educacionais (Geted), acaba de lançar a Mostra Pedagógica de Vídeos 2014. O objetivo é divulgar as atividades de aprendizagem das escolas com o tema "Campeonato Mundial de Futebol no Brasil". Os trabalhos devem ser referentes ao planejamento de 2014 e já terem sido aplicados em sala de aula. Podem participar professores do ensino fundamental e ensino médio da rede pública estadual.
Os vídeos que respeitarem os critérios da mostra serão reunidos em uma edição box com três DVDs. Não haverá premiação, pois se trata de uma ação sem fins competitivos, com foco na troca de experiências do processo de aprendizagem.
Os documentários precisam ser de autoria e/ou direção do professor ou professores responsáveis. As atividades deverão ser apresentadas utilizando a categoria documentário, com duração de cinco a 10 minutos. Deve relatar o processo de aprendizagem desenvolvido no âmbito escolar referente ao plano de aula da disciplina escolar ministrada na escola.
O documentário em vídeo deverá expor o plano de aula elaborado pelo professor no ano de 2014 (contendo registros em imagens móveis ou fotográficas do desenvolvimento da atividade e seus desdobramentos); registros da vivência da atividade pelos alunos (depoimentos dos alunos quanto ao que aprenderam); produto final, que é a aprendizagem dos conceitos e conteúdos objetivados pelo professor.
A mostra de vídeo será dividida em três blocos: Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Séries Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, e aberta a todos os professores da rede pública estadual de ensino. Cada bloco terá o seu próprio DVD.
Mostra terá várias etapas de avaliação
As mostras de vídeos locais deverão ocorrer no âmbito da escola. Cada uma poderá participar com apenas um vídeo.
A Mostra de Vídeo Regional se dará no âmbito das SDRs-Gereds, que deverão organizar banca para avaliar se os documentários enviados pelas escolas se enquadram nos critérios exigidos.
A Mostra de Vídeo Estadual se dará no âmbito da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, onde os documentários serão avaliados por uma comissão organizada pela Geted-SED. Os vídeos podem ser enviados gravados em mídia física DVD para as Gereds e SED ou via e-mail em endereço a ser divulgado.
REGRAS  DA MOSTRA PEDAGÓGICA DE VÍDEO 2014
 
Como deve ser o vídeo
- Documentário abordando as atividades de aprendizagem tendo como tema: Campeonato Mundial de Futebol que acontece no Brasil.
- Duração de cinco a 10 minutos.
- Devem ser editados em extensão AVI.
- O vídeo deve contar: o plano de aula elaborado pelo professor no ano de 2014, contendo registros em imagens móveis ou fotográficas; o desenvolvimento da atividade e seus desdobramentos; e o produto final que é a aprendizagem dos conceitos e conteúdos objetivados pelo professor.

Categorias
 - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano
- Séries Finais do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano
- Ensino Médio

Cronograma
- Entrega do vídeo à direção da escola: até 1º de agosto
- Avaliação dos vídeos nas escolas: de 4 a 8 de agosto
- Avaliação dos vídeos nas Gereds: de 11 a 15 de agosto
- Avaliação dos vídeos na Geted/SED: de 18 a 22 de agosto

Dados a serem informados no vídeo
No início
- Título da atividade de aprendizagem
- Nome da escola
- Município
- Gered - Localização em Santa Catarina
- Disciplina ou disciplinas escolares a que se destina a atividade
- Nome(s) do(s) professor(es)
- Série/ano em que a atividade foi desenvolvida
No fim
- Nome de todos os envolvidos (alunos, autores das fotografias - fotógrafos, autores das imagens - cinegrafistas, pessoas da comunidade escolar e extraescolar)
- Programa de edição que foi utilizado.

Nenhum comentário: