"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Professor explica matemática de forma inovadora no Youtube e já coleciona 80 mil seguidores


O Brasil é um caso à parte na Matemática. Se o brasileiro Arthur Ávila trouxe a primeira Medalha Fields para o país no mês passado, considerada o "Prêmio Nobel" da disciplina, nossos estudantes na educação básica ficaram entre a 57ª e a 60ª posições no ranking de 65 economias globais que participaram de provas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 . Mas se o cenário pode não ser tão animador, pequenas iniciativas que brotam de Norte a Sul mostram que as equações e frações podem não ser o bicho de sete cabeças na escola.
Foi isso que o professor Rafael Procópio, de 31 anos, quis demonstrar ao tentar solucionar os problemas que envolvem o ensino da Matemática. Em 2010, Rafael lançou no Youtube o canal "Matemática Rio", cuja intenção inicial era apenas postar videoaulas que serviriam como complemento ao conteúdo que ele passava na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Zona Oeste do Rio, onde ele trabalha. Seria apenas mais um caso de educador que utiliza as novas ferramentas da tecnologia para expandir o poder da aprendizagem.

Um comentário:

Anônimo disse...



NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,

www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica