"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Todos Pela Educação lança 5 Atitudes pela Educação



O movimento Todos Pela Educação lançou na terça (14) um conjunto de iniciativas mobilizadoras pela Educação focadas em 5 atitudes que devem ser incorporadas por famílias, escolas e comunidades. A ideia é que as atitudes engajem ainda mais a sociedade na busca pela melhoria da qualidade da Educação Básica do País.

No pacote de ações estão: a campanha Todos Somos Educadores, o portal interativo www.5atitudes.org.br e uma série de materiais voltados a famílias, escolas e organizações que ajudam ou querem ajudar no aprendizado das crianças e jovens.

As atitudes vêm complementar a agenda do movimento, que foi criado em 2006 com o objetivo de contribuir para que até 2022 o Brasil ofereça educação de qualidade a todas as crianças e jovens cumprindo 5 metas. Na busca de ampliar sua pauta com temas prioritários à educação do País, o TPE lançou, em 2010, 5 bandeiras que abarcam políticas para a aceleração do cumprimento das metas.

As 5 Atitudes são:

1- Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento
2- Promover habilidades importantes para a vida e para a escola
3- Colocar a Educação escolar no dia a dia
4- Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos
5- Ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens

Nas Metas, Bandeiras e Atitudes do movimento o foco das ações é o aluno. No entanto, no caso dessas últimas, a diferença é justamente o objetivo de envolver atores que participam direta ou indiretamente do dia a dia das crianças e jovens no processo de Educação delas.

As 5 atitudes resultam de um intenso período de pesquisa composto por entrevistas com pais, alunos, professores diretores, coordenadores pedagógicos e especialistas em cidades nas cinco regiões do Brasil.

“Nestes 8 anos pudemos ver muitas mudanças e conquistas na educação do Brasil. Mas sabemos também que precisamos fazer ainda mais”, afirmou Maria Lucia Meirelles Reis, diretora e sócia-fundadora do Todos Pela Educação.

Nizan Guanaes, do Grupo ABC – do qual a DM9 faz parte – e também sócio-fundador do Todos Pela Educação, destacou a importância da campanha. “Não se coloca somente a criança na escola: precisamos colocar a escola nas crianças. Para isso, os pais também têm que se envolver. Somos todos educadores e pensar no que podemos fazer pela Educação dos nossos filhos, sobrinhos e netos é fundamental”, afirmou antes da apresentação dos vídeos para o público presente.

Entre as iniciativas mobilizadoras das 5 Atitudes também estão duas publicações. O livro “5 Atitudes pela Educação – Orientações para Coordenadores Pedagógicos” é uma parceria do Todos Pela Educação com a Editora Moderna e com o apoio da Comunidade Educativa Cedac.

A publicação tem como objetivo apoiar o coordenador pedagógico no planejamento da formação de professores utilizando, para isso, o conteúdo das 5 Atitudes que constam em textos dos seguintes autores convidados: Ana Maria Machado, Ilan Brenman, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo e Walcyr Carrasco.

A outra obra é o livro “100 perguntas que vão dar o que falar”, destinada a famílias. A ideia é estimular o diálogo entre os pais ou responsáveis e as crianças e os jovens ao trazer questionamentos sobre sentimentos, educação, cultura e esporte, entre outros temas engajadores.




Nenhum comentário: