"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Conheça a Superbusca, o Google da Educação

É difícil imaginar a vida sem Google, né? Usamos tanto o dito cujo que aprendemos até macetes de como se virar bem com ele. Agora, imagine uma ferramenta criada para quem precisa encontrar material qualificado e relevante sobre o ensino. Pois ela já existe e se chama Superbusca da Educação :O
Funciona assim: a equipe do Gente que Educa faz uma curadoria de conteúdo, selecionando os melhores sites. Com base nas palavras-chave inseridas pelo usuário, a Superbusca vasculha essa lista utilizando o potente motor de pesquisa do Google. Já são mais de mil endereços. Estão lá as páginas de todas as universidades públicas do país; os portais do Ministério da Educação (MEC), das Secretarias Estaduais da Educação e de todas as capitais brasileiras; 30 revistas acadêmicas renomadas; publicações sobre Educação e áreas afins; instituições do terceiro setor e muito mais. E você ainda pode indicar para a curadoria outros sites que não estão lá, clicando aqui.
Ao procurar o termo “jogos” , por exemplo, a Superbusca traz uma série de atividades lúdicas que você pode trabalhar com a turma. Nas páginas seguintes, aparecem trabalhos acadêmicos que estudam as brincadeiras na Educação, como um artigo que aborda a questão a partir da Teoria Crítica. Já no Google, a palavra-chave é entendida pelo algoritmo de maneira muito mais ampla, trazendo resultados que pouco têm a ver com a sala de aula.
O mesmo acontece com “contos” . O Google traz 23 milhões de resultados, na maior parte irrelevante para quem trabalha com Educação (a primeira página, por exemplo, só traz textos de teor erótico). Já a Superbusca devolve mais de 28 milhões de links com estudos acadêmicos, planos de aula e até páginas com diversas obras disponíveis para download, como textos de James Joyce. Já na pesquisa por “EJA” , encontramos os cadernos de Educação de Jovens e Adultos do MEC, que traz diversas orientações sobre o perfil dos alunos desse segmento e como os educadores contribuir para o ensino deles. São ao todo cinco cadernos, que vale a pena conferir! Dê uma olhada no Caderno 1 .
Pesquisando pelo tema “língua estrangeira”, achamos artigos interessantes, como Práticas de Tradução para Aula de Língua Estrangeira  e A Linguagem de Sala de Aula na Formação do Professor de Língua Estrangeira na Superbusca. Outro bom exemplo é a expressão “avaliação escolar”.  Foram localizados artigos sobre o tema que não estavam nas primeiras páginas do Google, como Avaliação do Rendimento Escolar: Estudos e Concepção.
E ai, gostou? O Gente que Educa e a Superbusca da Educação foram desenvolvidos com o intuito de unir a teoria e a prática para contribuir com a formação de educadores de todo o Brasil. Vem conhecer a nova ferramenta e Conte para gente o que achou!
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2014/12/03/conheca-a-superbusca-o-google-da-educacao/

Nenhum comentário: