"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Muitos olhares sobre a Copa do Mundo



Mostra Pedagógica de Vídeos reúne trabalhos em salas de aula de todo o Estado sobre o Mundial no Brasil com objetivo de qualificar o processo de aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, por meio da Gerência de Tecnologias Educacionais (Geted), lançou em 2014 a I Mostra Pedagógica de Vídeos.

Com o objetivo de motivar o professor ao uso da tecnologia em seu cotidiano de sala de aula, optou-se pelo uso da mídia vídeo como forma de registro e o software Movie Maker como editor das atividades de aprendizagem nas escolas catarinenses.

O tema dos vídeos foi o principal evento do ano passado no país, a Copa do Mundo, e os trabalhos enviados foram referentes às atividades aplicadas em sala de aula no ano letivo de 2014 na rede pública estadual. No total, participaram 38 trabalhos de 12 Gerências Regionais de Educação. Destes, 28 foram selecionados pela comissão organizada pela Geted, que verificou se os critérios da mostra foram respeitados: se o conteúdo, a abordagem e a linguagem estavam adequados. Não houve premiação, pois se tratou de uma ação com foco na troca de experiências do processo de aprendizagem.

Segundo o coordenador do projeto, Ricardo Fernandes Braz, o objetivo foi alcançado brilhantemente, pois os trabalhos enviados refletem o empenho dos professores em qualificar o processo de aprendizagem utilizando-se de várias motivações. Ele adianta que a intenção é promover novas edições da mostra, mas ainda sem data e tema definidos.


Nenhum comentário: