"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

quarta-feira, 16 de março de 2016

Um jogo sobre direitos humanos

O jogo virtual “Diário de Amanhã” é um recurso didático sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Trata-se de uma ferramenta inovadora para abordar em sala de aula, de forma leve e criativa, o que vai expresso no documento.
É uma maneira de contribuir para o esclarecimento, a divulgação e o engajamento na defesa dos direitos humanos, para que cada pessoa possa encontrar no seu cotidiano um jeito de colocar em prática o que vai expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e não se calar ante as injustiças que testemunha.
O jogo apresenta algumas etapas: cria inicialmente uma breve contextualização histórica dos direitos humanos. A seguir, os alunos, organizados em grupos, fazem a escolha do avatar que os representará nas etapas seguintes, sendo a primeira um quiz com questionamentos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O jogo é gratuito e está disponível neste link.  É preciso preencher um simples formulário para baixá-lo (e, portanto, ele não precisa estar conectado para ser usado).



Nenhum comentário: