quinta-feira, 2 de junho de 2016

Livros Virtuais

livro virtual ainda é muito criticado, muitas pessoas acreditam que a sensação de pegar em um livro, de tê-lo nas mãos e passar as páginas não pode ser comparada com a sensação de ler um livro virtual. Mas a verdade é que nada disso importa, é legal sim ter o livro nas mãos e é interessante ter livros físicos em casa, mas os livros virtuais também são legais.
Vamos mostrar aqui 7 motivos para você indicar livros virtuais aos alunos, chega de discriminar o tipo de livro só porque ele está em uma tela de computador e não no papel. Livro é livro, não importa o formato que ele se encontra.
1º Motivo – É fácil de encontrar. A facilidade de encontrar um livro virtual é muito maior que sair para encontrar um livro em uma biblioteca física. Já demos aqui várias dicas de bibliotecas online que o aluno pode acessar e encontrar o livro que precisa em poucos cliques. Essa é uma das grandes vantagens de quem tem acesso a livros virtuais, o próprio professor pode encontrar o livro para os alunos e indicar onde eles vão entrar para ler, é muito fácil o acesso a livros digitais que os livros comuns no papel.
2º Motivo – É mais barato. A verdade é que muitas vezes você não vai precisar nem pagar pelo livro virtual, mas se precisar comprar, o valor de um livro virtual é bem mais baixo do que o livro físico. Isso é um incentivo maior para os alunos e pais que não querem gastar dinheiro comprando livros caros para os filhos. Pode ter certeza que indicando livros virtuais você vai evitar a dor de cabeça com pais de alunos que se recusam a comprar um livro por ser um pouco mais caro.
Você como professor deve saber que livros são realmente caros, não importa se é de literatura ou didático, os livros físicos são bem caros e com razão, mas se você pode indicar livros virtuais, esse é um ótimo motivo para fazê-lo.
3º Motivo – Não precisa de luz ambiente. Pode parecer bobagem, mas essa é uma boa forma de economia, o aluno não vai precisar ficar com a luz acessa durante a noite para ler seu livro, usando o celular ou computador ele consegue ler o livro. Esse é um motivo simples, mas que ajuda muito a convencer os alunos e pais na hora de indicar um livro virtual. Além disso, o livro virtual se adapta as vistas, você pode aumentar a luz ou diminuir, isso evita ficar com a vista cansada e o rendimento com o livro será muito maior
4º Motivo – Tem mais ergonomia. Os livros físicos, principalmente os muito grandes e com muitas páginas não são nada ergonômicos. Muitas vezes você fica com dor na mão, no pescoço e com uma posição desconfortável, se você tem costume de ler livros físicos ou já leu muitos, sabe do que estamos falando. Acontece que com os livros virtuais você não terá esse problema, a mão fica livre, você não carrega peso quando leva para algum lugar, ou seja, a ergonomia facilita muito.
5º Motivo – Acesso a mais livros. Se está pensando em indicar um livro novo, a vantagem do livro virtual é essa, você não precisa esperar ele chegar até as livrarias, pode apenas acessar e comprar e isso é um ótimo motivo para indicar um livro virtual para seus alunos. O acesso a livros novos é muito maior e mais fácil quando falamos em livros virtuais, além disso você não precisa enfrentar filas e não precisa sair correndo para comprar.
6º Motivo – Você marca e escreve e não estraga. Com o livro virtual você pode fazer marcações de texto, pode fazer anotações e não vai estragar o livro. Ninguém quer comprar um livro e depois marcar ele todo, mas com os livros virtuais não tem esse problema, é possível fazer anotações nas páginas, usar um marca texto e ter o livro intacto. Esse tipo de atividade e atitude é muito importante e vale levar em consideração, principalmente se os alunos estão lendo para uma prova ou um trabalho.
7º Motivo – Pode ser interativo. Muitos livros são bem interativos e isso você não encontra nos livros físicos. Com os virtuais muitas vezes você pode usar o dicionário que ele tem para descobrir uma palavra que leu e não entendeu, apenas clicando. Já pensou na preguiça do aluno de parar a leitura, levantar e pegar um dicionário só para descobrir a palavra, isso possivelmente não vai acontecer e ele não vai descobrir uma nova palavra. Com o livro virtual é diferente, e não é só isso, ele pode descobrir palavras novas e até pesquisar sobre ela no Google.

São muitos os motivos para indicar livros virtuais aos alunos, esses são apenas alguns. Não deixe de indicar livros aos seus alunos, eles são importantes para o aprimoramento do indivíduo e conhecimento dele.

Nenhum comentário: