"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Conheça vídeos de professores YOUTUBERS para usar em suas aulas

Na edição deste mês, a revista NOVA ESCOLA traz uma matéria (que você pode ler aqui) sobre alguns canais do YouTube que ensinam Química e Física usando uma linguagem descomplicada e divertida. A ideia é mostrar como a plataforma de vídeos pode ajudar você, professor, a melhorar sua prática em sala de aula, inovando na metodologia e nas ferramentas de trabalho.
As produções dos vloggers, como são chamados os apresentadores desses canais, se destacam pelas explicações em um tom que foge dos formalismos acadêmicos e se aproximam do público.
O interessante é que os vídeos podem ser apresentados aos estudantes de várias formas: como uma aula invertida, onde a turma assiste em casa um vídeo indicado por você antes de o conteúdo ser abordado em classe, como um complemento à explicação de conceitos e como um disparador para novas discussões.
Confira uma seleção com quatros canais que disponibilizam conteúdos de Matemática, História, Língua Portuguesa e Geografia vão te ajudar a dar um F5 na sua aula! E se você quiser ver conhecer outros canais é possível acessar oYouTube Edu, resultado de uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google. Por lá, é possível encontrar vídeos-aulas categorizadas por ciclo de ensino e disciplina.

Matemática Rio
Comandado pelo matemático Rafael Procópio, o canal já soma mais de 398 mil e quase 23 milhões de visualizações! Desde 2010, o professor disponibiliza aulas sobre conteúdos que atendem desde estudantes do Ensino Fundamental a concurseiros. Acesse em: Matemática RIO.

Se liga nessa história
Há dois anos a dupla Walter Solla e Ary Neto se dividem entre conteúdo e produção para colocar no ar vídeo-aulas sobre os mais diversos conteúdos de História. Divertido, o canal traz os apresentadores vestidos como personagens, utiliza ícones gráficos e intervenções musicais. Ary é responsável pela produção visual, enquanto Walter que é professor, cuida do conteúdo que já foi assistido por mais de 137 mil pessoas. Acesse em: Se liga nessa história.

Redação e Gramática Zica
Boa parte das dúvidas que surgem enquanto estamos escrevendo podem ser resolvidas no canal da professora Pamela Brandão. Com 117.486 inscritos e há três anos no ar, a especialista em gramática e redação traz vídeos com temas que vão desde do uso da pequena e notória vírgula à complexa construção de uma conclusão de texto. Acesse em: Redação e Gramática Zica.

Aula De
O canal é formado por um grupo de professores de diversas disciplinas, entre eles Gabryel Corrêa, um dos responsáveis pelos conteúdos de Geografia. No YouTubedesde 2013, os vídeos do canal seguem uma linha mais “sala de aula”, e as explicações são ilustradas com lousa e canetão mesmo. Com mais de 50 milhões de cliques e 615 mil inscritos, o Aula De traz conteúdo novo sempre às terças, quarta e quintas-feiras. Acesse em: Aula De.

O Canal do Ensino, fez uma seleção de 10 canais do YouTube feito por professores:
Canal Enem em curso: apresenta aulas de português com todas as dicas sobre temas e desenvolvimento de textos de acordo com as competências exigidas na prova de redação do Enem.

José Marmontel: o canal criado por um professor de matemática que sentiu na própria pele, quando criança, o que é ter dificuldade em matemática e hoje se dedica a ajudar os estudantes nas dúvidas mais comuns, para ninguém mais precisar sofrer com esta disciplina.

Química em Ação – Prof. Paulo Valim: prepara os alunos para os vestibulares, para o Enem e concursos de nível médio.

FÍSICATOTAL: o canal tem aulas direcionadas para tirar dúvidas do Enem, saber o que é mais cobrado e as habilidades que merecem mais foco neste exame.

Ferretto Matemática: mais um canal feito por quem tem paixão pelo que faz e merece todo destaque, onde o professor Daniel Ferreto sintetiza a matemática desde o nível básico até o ensino superior.

Biologia Total com Prof. Jubilut: o professor de biologia mais conhecido do Brasil, está sempre inovando em videoaulas dinâmicas voltadas para vestibulandos, Enem, universitários, biólogos e professores.

Ulisses Wehby de Carvalho: neste canal para aprender inglês, do blog Tecla SAP é possível assistir vídeos sobre pronúncia, vocabulário, como aprender inglês com música, gírias e muito mais entre mais de 4.500 posts.

Inglês Winner: o canal tem aulas bastante didáticas, focadas no inglês para conversação. 

Português Objetivo: com aulas de português voltadas para concursos, vestibulares e estudantes em geral, o canal apresenta várias seções de redação e gramática e dicas.

Prof. Gabriel Augustus: neste canal você encontra videoaulas do professor Gabriel para relembrar os assuntos de geografia mais recorrentes nos vestibulares, concursos públicos e no Enem.

Nenhum comentário: