sexta-feira, 25 de julho de 2008

Jogo - KSokoban


KSokoban faz parte do projeto KDE http://www.kde.org, portanto apenas disponível para linux.

É um jogo de estratégia onde o objetivo principal é fazer com o boneco consiga levar as esmeraldas para dentro dos orifícios verdes, uma por uma. Na verdade é uma adaptação de um jogo japonês chamado "sokoban". È bastante envolvente e intrigante. Nos mesmos moldes do xadrez também desenvolve o raciocínio lógico, estratégico e matemático além da concentração.
O aprendizado ocorre a partir dos erros. Isso permite que a criança tenha um pensamento hipotético, ou seja, ela vai analisar o fato partindo de suposições e criando hipótese. A capacidade de memorização não foi esquecida por ela, bem como a de codificar e decodificar e o pensamento criativo. É um excelente recurso nas aulas de matemática. Recomendando para crianças acima de 10 anos e adultos, por ter um grande grau de dificuldade.

Dica: Use as teclas dos cursores ou o mouse para se mover. Se você se mover para uma peça com as teclas dos cursores ou com o botão do meio do mouse, e se não houver nada para bloqueá-lo no lado oposto, então começará a empurrar a peça. Não é possível puxar as peças, por isso se empurrar uma peça para um canto, ela ficará presa lá. Você também não poderá passar por cima das peças, por isso você também poderá ficar entalado numa parte do labirinto se tapar a passagem com as peças. Finalmente, observe que não é possível empurrar mais de uma peça de uma vez. Se perceber que moveu as peças de tal forma que um nível se torne impossível de resolver, você poderá sempre usar o recurso do Desfazer para anular as últimas jogadas até que o erro não tenha sido cometido.

Quem quiser se aprofundar ou obter maiores informações existe um tutorial em português com mais dicas no site: http://docs.kde.org/kde3/pt_BR/kdegames/ksokoban/index.htm

3 comentários:

flávia Besen disse...

ótimo esse jogo,desenvolve o raciocíneo e a concentração,muito bom.O alunos adoram!!!!!

juvite disse...

Também gosto. Aliás, eu nem gosto de levar os alunos porque eu mesma quero jogar e aí fica difícil...

Conceição Rosa disse...

Oi Cristina

Tem vários jogos no Linux Educacional e não sei jogar muitos deles. Você teria indicação de tutoriais onde pudesse verificar como utilizá-los pedagogicamente?