quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Grupo de Discussão

No Curso de Introdução a Inclusão Digital, uma das propostas é trabalhar com os cursistas as diversas formas de comunicação viabilizadas pela INTERNET, assim organizamos um Grupo de Discussão, usando um dos diversos serviços oferecidos pelo Google.
Durante as discussões aprendemos a cada nova contribuição.
Uma das contribuições vou dividir com todos que visitam o nosso blog, a Prof Denise escreveu:

"O desafio de aprender com os alunos é algo tão dialogicamente defendido pelo nosso saudoso Paulo Freire que ele antevia "o de sempre" para nós professores: "não há docência sem discência"!

Atualmente muitos alunos encontram-se, na maioria das vezes, adiante de seus professores no uso das tecnologias digitais. Os professores, por questões circunstanciais, somente agora estão tendo a oportunidade de fazerem uso das novas ferramentas tecnológicas de informação e conhecimento. Mas, nesta postura de humildes aprendizes, há a persistente tarefa de docentes adiante... Sem tal entendimento os papéis estariam trocados permanentemente.

Docentes são eternos pesquisadores, com ferramentas melhores, é certo, em constante necessidade de reciclagem de conhecimentos... Quem tanto se entrega ao ofício de ensinar renova-se com as novas gerações e isto é especial e único em nossa profissão!"

9 comentários:

juvite disse...

Concordo plenamente com "PauloFreire",
somos aprendizes e estamos em constante aprendizagem.Só deixaremos de ser quando deixarmos de existir...

Elaine Zanin Cordeiro disse...

O uso do computador vem despontando como uma das propostas mais promissoras, para a escola atual, o que nós professores devemos pensar e nunca deixarmos de ter em vista é nossa postura política pedagógica frente a isto, de nada adianta termos, salas informatizadas se não conseguimos despertar em nossos alunos o desejo de pensar, e usar essas novas tecnologias para termos uma sociedade melhor.

SERGIO disse...

Olá!
A cada dia nos deparamos com desafios.E é com esses desafios que percebemos que nosso desconhecimento,em relação as novas tecnologias, são um grande obstáculo em nosso caminho.....

Flavia disse...

O uso de tecnologias em sala de aula é um desafio para os professores, é indispensável, na atualidade, a busca contínua pela atualização.

Janete disse...

As novas tecnologias estão oportunizando a disponibilidade de informação em rede e uma nova postura de quem dela utiliza.

flávia Besen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
flávia Besen disse...

Somos eternos aprendizes,precisamos inovar sempre, valorizando as oportunidades que nos são oferecidas.

Marilussi disse...

Concordo mas, às vezes, sinto-me solitária, sem saber o que fazer. As tecnologias são tantas... o conhecimento é tanto... Mas falta o "nós" na escola. E isso não tem tecnologia que substitua.

Professor Moises disse...

É inegável que as tecnologias vem tomando conta de nossa sociedade, grande parte de nossos contatos são pelo computador e internet. Nas escolas não é diferente, mas o desafio é dominar estas tecnologias e não utilizá-las só como instrumentos de pesquisa...