terça-feira, 24 de novembro de 2009

Avaliando e refletindo.

Negrito

Após a conclusão das atividades anteriores e o encerramento das atividades do Curso de Introdução a Educação Digital, solicitamos que todos assistam ao vídeo e elaborem uma auto-avaliação da caminhada durante o curso, abordando de forma consistente (relate, argumente, especifique, justifique, exemplifique) as tuas aprendizagens, dificuldades, comprometimento, expectativas e perspectivas.

Registre a sua avaliação no espaço dos comentários desta postagem.

18 comentários:

Professor Patrick disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor Patrick disse...

O curso de Introdução a Educação Digital procura estimular o professor sobre o porquê e o para que utilizar a tecnologia, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de nossa prática docente.
Durante os encontros tivemos a oportunidade de conhecer melhor os softwares livres, as suas possibilidades e potencialidades. Criamos um blog, um espaço interativo para publicação online. Conhecemos algumas características da Internet e os principais sites de busca. Aprendemos a elaborar e postar slides. Realizamos pesquisa na Internet sobre os sistemas operacionais. Estudamos os diferentes tipos de vírus que circulam indesejavelmente na rede. Apreciamos alguns jogos educativos. Aprendemos a criar tabela no editor de texto (BrOffice.org Writer) e na planilha eletrônica (BrOffice.org Calc). E realizamos algumas outras atividades não menos significativas.
Acredito que tenha alcançado o objetivo ao qual me propus: conhecer o sistema operacional Linux e criar possibilidades de como e o que trabalhar utilizando o mesmo.
Ao término do curso só nos resta agradecer aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para a sua realização e em especial a professora pela didática e metodologia aplicada e pela paciência e habilidade no esclarecimento das dúvidas encontradas.
Fica, assim, a certeza de um excelente aprendizado e a expectativa de uma nova oportunidade para aprimorar ainda mais o nosso conhecimento.

blog da Romilda disse...

"Avaliando e Refletindo"


Ao começar o Curso Introdução a Inclusão Digital estava um pouco confusa, porém confiante.O que posso descrever é que muito consegui aprender nestes encontros porque tiha pouca noção de como utilizar esta ferramenta servindo de auxílio em sala de aula. Hoje percebo que estar atuando em sala de aula precisa-se ir além dos livros didáticos para que se faça uma educação com qualidade.Devemos então estar atentos as mudanças aos conhecimentos que a sociedade e o mundo nos ofereçem. Ser professor não é só saber o conteúdo a disciplina é estar consciente das inovações, é poder aliar a escola a estas mudanças é proporcionar aos educandos o melhor que se possa oferecer par formá-los capazes de enfrentar o mundo la "fora", ou seja para a sociedade é ter o comprometimento com tudo o que esta relacionado a educação, pois formar cidadãos capazes é um desafio e este deve ser concretizado na escola e também no ambito familiar.A tecnologia deve ser entendida por todas as pessoas que queiram estar enseridos no mercado de trabalho e essa formaçaõ deve sem dúvida acontecer nas escolas, daí, a necesssidade de que os orgãos competentes e responsáveis por estes entidades educacionas doen-se mais para que se possa ter escolas desenvolvidas e que acompanhem este progresso de mundo inovador.Gostaria de dizer da minha satisfação em poder concluir este curso pois muito aprendi e desenvolvi com tudo o que nos foi oferecido, agradeço a professora pela sua disposição e paciência em sanar as dúvidas, aos colegas que compartilharam comigo esses momentos agradáveis.

Anônimo disse...

com toda a evolução da informatica, o curso de Introdução a Inclusão Digital, contribui e evolui com o decorrer do curso.Aprendemos a fazer um blog, como publicar postagens,a criar slides. Conhecemos vários sites, educativos, tivemos experiencias novas atráves da internet.Durante o curso tivemos oportunidade de conhecer melhor os programas softwares livres, linux, que fazem parte do sistema operacional.
hoje já sabemos o que é um blog como ele funciona pra que serve, aprendemos também que quanto mais você utiliza as tecnologias mais se percebe, que aprendemos pouco perto de todas as inovações existentes no mundo da inclusão Digital. Novas tecnologias vão surgindo,evoluindo, tudo está em trasformação,tivemos obstáculos, problemas em postagens mal feitas, mas no final tudo deu certo, vencendo dificuldades construindo conhecimento, interagindo na era da evolução tecnologica.

Rozangela disse...

Com toda a evolução da informatica, o curso de Introdução a Inclusão Digital, contribui e evolui com o decorrer do curso.Aprendemos a fazer um blog, como publicar postagens,a criar slides. Conhecemos vários sites, educativos, tivemos experiencias novas atráves da internet.Durante o curso tivemos oportunidade de conhecer melhor os programas softwares livres, linux, que fazem parte do sistema operacional.
hoje já sabemos o que é um blog como ele funciona pra que serve, aprendemos também que quanto mais você utiliza as tecnologias mais se percebe, que aprendemos pouco perto de todas as inovações existentes no mundo da inclusão Digital. Novas tecnologias vão surgindo,evoluindo, tudo está em trasformação,tivemos obstáculos, problemas em postagens mal feitas, mas no final tudo deu certo, vencendo dificuldades construindo conhecimento, interagindo na era da evolução tecnologica.

Blog do Curso de Introd.à Educação Digital disse...

Quando recebi a proposta do curso de Introdução à Educação Digital, eu pensei que não fosse me acrescentar muito, pois eu sempre trabalhei com informática e conheço bem tanto edição de texto quanto planilha eletrônica. Porém, eu não sabia que a internet pudesse nos fornecer tantos instrumentos de trabalho, porque eu só a conhecia como fonte de pesquisa.
Entretanto, eu tive um grande aprendizado, pois eu nunca imaginei como se criasse um Blog e o quanto isto pudesse ser útil nas nossas vidas e, principalmente na educação.
A começar pelo Linux que eu não conhecia porque sempre trabalhei com Windows, todo o curso foi um grande aprendizado para mim e estou disposta a fazer o próximo curso de 100 horas que tenho certeza de que é pouco tempo para tanta informação.
Muito obrigada à nossa docente Cristiane Borré e a toda sua equipe.

Mércia disse...

A participação no Curso Introdução à Educação Digital promovido pela Gerência de Educação (GERED), e realizado no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da 8ª SDR, possibilitou estudos mediante o embasamento teórico, resolução de dúvidas e reflexão da prática educativa relacionada ao uso das tecnologias de educação, tendo como foco o computador e a internet.
O material bem elaborado fez com que o estudo e a realização das tarefas trouxesse grande conhecimento pessoal e profissional, articulando teoria e prática para a realização do trabalho no cotidiano escolar.
Ocorreu uma diversidade de atividades que o grupo realizou de maneira criativa, interagindo uns com os outros, sob a orientação, coordenação e o olhar atento da professora que auxiliou com comprometimento e responsabilidade, fazendo intervenções esclarecedoras, contribuindo assim para o melhor desempenho dos cursistas.
Aprendizados são constantes e as mudanças também. Apenas iniciamos uma etapa e julgo tenho muito à aprender, porém considero que o conhecimento adquirido nesta etapa já se faz perceber nas mudanças de nossas ações no dia-a-dia.
Procurei realizar as tarefas nos prazos estipulados, encontrando algumas dificuldades na prática. Penso que com o fazer diário, no uso da ferramenta é que conseguiremos manuseá-la com maior facilidade e competência.

Marizete Pelozato disse...

O Curso de Introdução a Educação Digital vem para auxiliar o professor no dia a dia escolar pois com tanta tecnologia inovadas cabe a nós professores correr atras do que nos diz respeito. No periodo que participei do curso aprendi muita coisa que ainda não tinha visto, criamos um blog, conhecemos um pouco mais da internet, aprendemos o que é um link, conhecemos um pouco mais dos virús, entre outros assuntos que foi repassado corretamente pela professora Cristiane Borré. Superei minhas dificuldades e alcansei novos conhecimentos que não tinha visto antes. Me esforcei para cumprir data, horário e algumas atividades propostas pelo professor. Algumas coisas deixei a desejar pois não tenho computador e tive que me virar, correr atras de quem tinha mas mesmo assim me avalio como ótima aluna.

Julia disse...

As tecnologias vieram para inovar nossas atividades, e estão ai, ao nosso alcance diariamente, ajudando-nos nos planejamentos de aulas mais dinamicas e atraentes. O curso Educaçao Digital nos auxiliou na construção de alguns conceitos e informações já esquecido por mim. Achei muito interessante a construção do Blog, onde pudemos interagir com nossos colegas cursistas. As dicas de sites foi de extrema importancia, pois pudumos avaliar e observar varias maneiras e assuntos possiveis de se trabalhar em sala de aula, sem contar a troca de experiencia que tivemos com a turma cursista. O curso foi ministrado de forma clara e objetiva, aprimorando assim nossos conhecimentos e o desejo de sermos sempre desafiadores .

Blog da Letícia disse...

O curso de Introduçao a Educação Digital sem dúvida foi de grande ajuda, pois estamos na era da tecnologia e sentimos a necessidade de conhecer não só esta ferramenta, mas também, através desta descobrir um mundo totalmente "incrível" cheio de novas possibilidades que a internet nos proporciona.
Durante o curso tivemos a oportunidade de conhecer o Linux que é um software livre, o qual até então para mim era um "ponto de interrogaçao" e hoje posso dizer que já o conheço e confesso que achei mais interessante que o Windows.
Criamos um blog, fizemos muitas postagens no começo com um pouco de dificuldade, mas que com a ajuda da professora foram sanadas.
Penso ter realizado o meu objetivo de conhecer um pouco mais dessa tecnologia que está revolucionando o mundo e que é de suma importância nos dias de hoje.
Ao final do curso só me resta a agradecer a todos pela dedicação e paciência, aos colegas e principalmentea professora que nos ensinou, nos auxiliou nesta caminhada rumo ao conhecimento.











33

Anônimo disse...

Apesar de eu não ter tido muito tempo para curtir o curso e tudo que ele nos proporcionou, eu aprendi muito e pude perceber o quanto a tecnologia é útil para o professor,o quanto podemos enriquecer nossas aulas e a nossa própria maneira de ser e agir com nossas crianças.
Encontrei muitas dificuldades durante a caminhada,creio que superei a maioria delas e aprendi muito.
pretendo fazer mais cursos nesta área, pois sei que é um campo que está sempre sendo inovado e nós precisamos acompanhar essas inovações.
O curso também foi bom porque as companheiras e companheiro é claro,são pessoas maravilhosas.
Ah! não posso esquecer da professora que também foi muito eficiente e profissional.Bom, então é isso, um grande abraço a todos e obrigada pela companhia.

Angela disse...

Avaliando o Curso
Apesar de eu não ter muito tempo para curtir o curso e tudo que ele nos proporcionou, eu aprendi muito e pude perceber o quanto a tecnologia é útil para nós, professores, o quanto podemos enriquecer nossas aulas e a nossa própria maneira de ser e agir com nossas crianças.
Encontrei muitas dificuldades durante a camihada, mas creio que superei a maioria delas e aprendi muito.
Pretendo fazer mais cursos nessa área, pois sei que é um campo que está sempre sendo inovado e nós precisamos acompanhar essas inovações.
O curso também foi bom porque as companheiras e companheiro, é claro,são pessoas maravilhosas.
Ah! Não posso me esquecer da professora que também foi muito eficiente e profissional.Bom, então é isso, um grande abraço a todos e obrigada pela companhia.

Gessi Pelozatto disse...

O Curso de Introdução a Educação Digital é excelente para quem domina essa ferramenta. Para mim foi bem difícil pois eu não tenho conhecimento básico de como lidar com o computador. Mas aprendi algumas coisas e outras não consegui acompanhar a professora.Também uma dificuldade de realizar as tarefas é que não possuo computador em casa.Professora valeu a experiencia, hoje já lido com o computador com menos medo de antigamente, já sei lidar com o email, blog, pesquisar entre outras coisas .Hoje vejo o quanto e importante saber lidar com isso , pois faz parte da vida e essa ferramenta nos ajuda muito a tornar nossas aulas mais interessantes, mas é necessário que a conhecemos. Valeu professora pela ajuda. Abraços, Gessi.

Santa Catarina disse...

O mundo que nos cerca, evolui muito rapido,cabe a nos professores evoluir junto ao progresso, potencializar os nosso conhecimentos. O curso de introdução digital superrou todas as minhas espectativas, claro que tive muitas dificuldades, abriu novas formas de usar a internet a favor da educação,ainda conheci o linux, que até então só tinha visto falar.
O marco principal do curso na minha opinião foi o blog, pois é uma poderosa ferramenta de interaçãoe entre aluno e professor, alem de adiquirir todo este conhecimento foi um desafio pra todos nós, mas que valeu muito.
Parabéns Cristiane por ter nos proporcionado um curso muito dinamico. parabéns a todos os curcistas que ao querer saber, juntos concluimos mais uma caminhada rumo aodesconhecido, ao numdo novo.

Naira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naira disse...

Avaliação
O Curso de Introdução a Educação Digital, foi além das minhas expectativas. Contribuiu muito para a minha aprendizagem pessoal e também profissional. Confesso, que tinha muitos itens já conhecidos no computador, mas que não sabia a sua verdadeira função. Sempre visito Blogs na Internet, mas nunca me dei conta do que realmente era um Blog, foi então, que criamos o nosso próprio Blog. Não tive dificuldades, pois o material utilizado é de grande clareza e a instrutora explicava de uma forma calma, fazendo com que todos entendessem facilmente o que queria nos passar. Concluo que o curso contribui muito para a minha formação.

Conceição disse...

Falar deste curso: Introdução a Educação Digital é fácil, pois desde o primeiro momento de interação entre nós alunos e coordenadora foi bastante agradável. Eu tinha muita necessidade de aprender a lidar com estas ferramentas, posso dizer que já perdi o medo delas, porém pretendo, continuar aprendendo, pois senti a partir deste as muitas possibilidades de aprendizagens e que ainda não as utilizei adequadamente em minha escola. Quero cumprimentar a Cristiane, primeiro pela metodologia aplicada , pelo domínio demonstrado sobre qualquer dos assuntos que por ela eram esclarecidos pacientemente e com certo rigor quando assim se fazia necessário, pelo bom andamento das aprendizagens e pelo bom aproveitamento do horário disponibilizado.O NTE de Campos Novos é com certeza uma referência que pode ser citado em todo o nosso estado.

Sinclair Pisani Zotti disse...

Como é bom avaliar “algo” que soma em nossas vidas, que nos faz melhor naquilo que fazemos. E assim foi o curso de “Introdução a Educação Digital” promovido pela Gerência de Educação.
Apesar de que, por alguns motivos não poder curtir e me dedicar como gostaria ao curso, confesso que este superou minhas expectativas, por sua qualidade. Durante o curso tivemos a oportunidades de descobrir e explorar as diversas possibilidades didáticas na educação on-line, através da internet. E principalmente, despertar a curiosidade de explorar mais e mais... Pois esta curiosidades nos dá a certeza que podemos inovar e superar os nossos próprios paradigmas.
Gostaria de carinhosamente agradecer a professora Cristiane pela forma como conduziu nossos trabalhos e principalmente pelo empenho, dedicação e determinação. A qualidade do curso deve-se com certeza a qualidades do trabalho de quem a conduz.
Obrigada e Parabéns!
Já estou aguardando as próximas etapas.
Um grande abraço
Sinclair