sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dicas para a sua Apresentação de Slides - 02

Continuando....
Parte 02

4. Atenção aos detalhes

Que detalhes? Bem, alguns que a gente nem se dá conta, às vezes.

a) Use somente os 2/3 superiores. Se o local for grande ou o telão não estiver bem posicionado, as pessoas que sentam atrás terão dificuldade de enxergar a parte de baixo dos slides. Por isso, use somente os 2/3 superiores dos slides. Deixe a parte de baixo para informações secundárias: número do slide, data, etc.

b) Cuidado com cores e negrito. Use cores contrastantes. Para não errar nunca, use fundo branco com letras pretas. Só arrisque combinar cores se você conhecer muito bem o local onde fará a apresentação, pois a luminosidade pode alterar as cores projetadas. Evite fundo amarelo com letras brancas!

c) Animações: use com moderação. Use animações para enfatizar o que você quer dizer ou para quebrar a monotonia da apresentação. Use transição de slides para causar um efeito de diferenciação ótica nos ouvintes. Mas cuidado. Sua platéia não está interessada em um show pirotécnico.

5. Capture a plateia
a) Use uma ilustração. Use uma ilustração ou um objeto de foco, para o qual haverá uma puxada no início ou final da palestra. Isso traz a possibilidade de uma aplicação mais prática para o que você está falando. Os ouvintes conseguem materializar seu discurso.

b) Conheça o assunto. Não fale sobre o que você não conhece (e conheça bem os slides). Use os itens da apresentação apenas como guia. Se você ficar lendo os slides a sua plateia fará a leitura mais rapidamente do que você pode falar. Isso tira a atenção deles.

c) Uma imagem vale mais do que mil palavras. Isso não é nenhuma novidade. Por isso, sempre que possível demonstre sua fala em gráficos. 83% do que aprendemos é visual. Da mesma forma, use imagens para demonstrar reações ou situações.
Mas cuidado, com a visibilidade das legendas.

6. Dicas complementares
a) Numere os slides. Ficará mais fácil se um ouvinte tiver alguma dúvida sobre o assunto ou pedir para voltar a ele.

b) Sem erros de ortografia. Não erre no Português. NUNCA!

c) Dê uma visão geral no início. É bom saber o que será apresentado. Seu público também gosta disso.

Parte 01.

Não esqueça de deixar o seu recado.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa!
Aproveito para convidá-los pra uma visita nesta postagem:
WWW.culturanateia.blogspot.com

Conhecer para amar, é o produto de uma atividade de aprendizagem vivenciada na E.E.B. Conselheiro Manoel Philippi que reuniu o conhecimento acerca dos conceitos científicos das disciplinas de História, Literatura e Geografia com o conhecimento sobre o lugar onde se vive.