terça-feira, 26 de outubro de 2010

Entrevista com Stewart Mader – Wiki na Educação

Stewart Mader, organizador e escritor do wiki-book Wiki in Education, falou sobre o uso de tecnologias em sala de aula e os novos desafios dos professores. Confira a entrevista exclusiva concedida ao blog Contos da Escola:

– Leia resenha do livro Wiki In Education
– English version

Contos da Escola: Como a figura do professor se transforma na era digital?
Stewart Mader: Hoje, mais do que nunca, temos abundância de informação a fácil alcance. Conseqüentemente, o papel dos professores mudou, de uma fonte limitada de informação aos estudantes, para um orientador do uso de toda a informação que está disponível para qualquer assunto.

Qual é a diferença entre o uso do wiki e o uso do blog num projeto de educação?
SM: Um blog é útil para você se comunicar, indicar links para os estudantes, escrever sobre um artigo, uma notícia cujo assunto é relevante à aula etc. O wiki é bom para projetos em grupo, tendo o estudante o papel de escrever para que o professor leia e edite, enquanto o aluno desenvolve. É útil também para construir um registro freqüente daquilo que os estudantes fizeram em um curso. Por exemplo, você dá a cada grupo de estudantes uma página no wiki para desenvolver seu projeto principal. Então, mantém a página com o projeto final, e deixa estudantes do semestre seguinte verem o projeto dos alunos anteriores, para que esses desenvolvam seu próprio projeto ao lado dos precedentes.

- É possível professores que não se interessem por tecnologia terem sucesso no uso de wiki como ferramenta de trabalho?
SM: A pessoa tem de entender o valor do uso da tecnologia acima das dificuldades ocasionais, investir tempo para desenvolver tarefas colaborativas em seu wiki que sejam úteis aos estudantes, que tenham um propósito em um curso acadêmico. É preciso gostar de tecnologia e ser interessado em usá-la para gastar seu tempo e energia com isso. Há também um outro ponto de vista: Eu vi pessoas céticas mudarem de opinião após o uso do wiki. É simples, não requer muito tempo para aprender e os deixa rapidamente aptos a começar o trabalho, o que é importante. Assim, o wiki é visto como uma ferramenta que não demora a provar seu valor.

- O que leva um projeto de uso de tecnologia em educação falhar? Quais são os erros mais comuns que os professores cometem?
SM: A maior falha que já vi é usar a tecnologia como “um algo a mais” às maneiras tradicionais de ensinar. Ela necessita ser integrada inteiramente no curso e a participação tem que contar como crédito do mesmo para que seja bem sucedida.

- O relato de Deborah Torres em “Wikis in Academy” mostra que é um desafio introduzir o adulto para produzir conhecimento em conjunto de uma forma não-linear. É possível pensar que só teremos de fato educação conjugada com tecnologia quando professores mais jovens chegarem ao mercado de trabalho?
SM: Hmmm, este é um assunto delicado. Eu já ouvi este argumento e minha opinião é que a próxima geração já será proficiente e entenderá o valor, mas nós necessitamos educar a geração atual para que ela não apenas use a tecnologia, como entenda o que é necessário ser feito para ter um resultado eficaz.

- 79% da população do Brasil nunca acessou a internet, nem eventualmente. Isso poderá aumentar nossa defasagem no ensino já que os países desenvolvidos estão adiantados no uso das tecnologias em educação?
SM: Há cinco anos este fato aumentaria a diferença educacional, mas hoje em dia nem tanto. As ferramentas tecnológicas estão se tornando mais rápidas, mais baratas e muito simples de se usar. Wikis, por exemplo, é assim: barato e simples. Muitas pessoas, incluindo aquelas que nunca usaram Internet antes, vão achar fácil de aprender. O fato de que os países desenvolvidos estão à frente não importa muito, porque o wiki é uma tecnologia de nível simples, e é fácil para um país em desenvolvimento alcançar o mesmo nível com rapidez.

- É muito comum os alunos brasileiros copiarem o conteúdo da internet sem qualquer edição ou verificação. Isso acontece nos USA também? Como os professores de seu país estão lidando com isso?
SM: Isto acontece nos Estados Unidos, e muita gente vai dizer que a razão para isso é que os estudantes são preguiçosos. Eu penso que a razão real é que as atividades propostas não desafiam os estudantes o bastante, e eles reconhecem isso. Então, devolvem às atividades o mesmo respeito que receberam. Alguns professores penalizam os estudantes por copiar, mas eu acho que esse não é o ponto.

Por exemplo, se eu tiver de ler um capítulo para fazer um resumo, eu me sentiria entediado e desperdiçando meu tempo, afinal é a mesma coisa que cada estudante de minha classe vai fazer. Se fosse dado a esse mesmo capítulo uma página no wiki para que os estudantes pudessem escrever juntos o resumo, eu estaria muito mais animado, e provavelmente não copiaria da Internet. Eu poderia oferecer meus próprios pensamentos à discussão colaborativa. Esse tipo de atividade respeita minha contribuição intelectual, e me dá uma oportunidade de contribuir legitimamente.

Deixe o seu comentário.

29 comentários:

Unknown disse...

Vanessa Dalpiva.
A entrevista nos mostrou a importância do trabalho em equipe, apontando a questão da diversificação na abordagem dos conteúdos,e a introdução da tecnologia como ferramenta de ensino. Pois segundo ele "A maior falha que já vi é usar a tecnologia como “um algo a mais” às maneiras tradicionais de ensinar. Ela necessita ser integrada inteiramente no curso e a participação tem que contar como crédito do mesmo para que seja bem sucedida".

Marcela disse...

COMO A COLEGA DESCREVEU MUITOS EDUCADORES AINDA USAM A TECNOLOGIA COMO "UM ALGO A MAIS" ISSO FAZ COM QUE O EDUCANDO PERDA CADA VEZ MAIS O INTERESSE DE USAR A MIDIA COMO UMA FERRAMENTE DE APRENDIZAGEM E A USA COMO UMA "COLA" DAQUILO QUE NÃO LHE INTERESSA USAR COMO PESQUISA POR SER CHATO E NÃO LHE ATRAI

Erzilia disse...

A Wiki é muito mais uma ferramenta de trabalho do que o Blog porque é mais interativo, dá para se trabalhar em grupo e permite que o aluno poste o seu próprio trabalho na página do professor.. Entretanto, como foi lembrado pelo entrevistador, no Brasil, 79% da população nunca acessou a internet, o que dificulta enormemente o trabalho com esta ferramenta.

Jaqueline Pelozato disse...

A abundância de informação e a facilidade do alcance destas informações, fazem do uso do WIKI um importante. Sendo o aluno o construtor do seu conhecimento através da interação com o grupo, já que os alunos precisam " escrever para que o professor leia e edite" tornando-se um caminho agradável e desafiador para cada um e principalmente desafiador para o professor, tendo este, que ficar atento ao desenvolvimento de cada aluno e do grupo.

Jaqueline Pelozato disse...

Retificando o comentário anterior!
A abundância de informação e a facilidade do alcance destas informações, fazem do uso do WIKI um importante meio de interação do grupo e aproxima professor e aluno. Sendo o aluno o construtor do seu conhecimento através da interação com o grupo, já que os alunos precisam " escrever para que o professor leia e edite" tornando-se um caminho agradável e desafiador para cada um e principalmente desafiador para o professor, tendo este, que ficar atento ao desenvolvimento de cada aluno e do grupo.

Leticia Bruna Bonato disse...

O relato mostra a importância de trabalhar com as tecnologias utilizando-se de ferramentas que dão sustentabilidade ao trabalho, ou seja, vem a auxiliar o mesmo. Através de uma wiki por exemplo, segundo ele, podemos compartilhar uma diversidade de idéias, basta saber usá-la. No meu ponto de vista é importante, mas deveria existir uma página dessas em português para que então a comunicação ficasse melhor entendida pelo "todo".

Anônimo disse...

A entrevista mostra como uma ferramenta tecnológica pode enriquecer uma aula. Um exemplo é a ideia do resumo; algo tão comum na prática diária de sala de aula pode se tornar prazeroso e, de fato, 'construído' pelo aluno se feito em uma wiki. Cada vez mais temos que nos render aos benefícios que a tecnologia pode nos proporcionar. Simone Bosi

Ana disse...

Não concordo quando o senhor Stewart diz que o papel do professor mudou.O papel do professor continua o mesmo , ou seja, um mediador do conhecimento.Apenas os recursos disponíveis e que estão aumentando.Temos a nossa frente as Tecnologias criadas e com elas uma gama enorme de recursos.
O uso da Wiki é mais uma ferramenta de trabalho e que bem utilizada só vem acrescentar no desenvolvimento do aluno.Ela nos permite envolver várias pessoas em uma mesma atividade usando o que o aluno gosta -as tecnologias. Eles ficam deslunbrados diante da máquina, desta forma estamos unindo o útil ao agradável. Deixaremos os alunos mais satisfeito ao realizarem as atividades propostas aumentando o seu comprometimento nos seus estudos.

Anônimo disse...

As tecnologias devem servir de aliadas no processo de ensino e aprendizagem, e o professor, como mediador de conhecimento, precisa buscar formas de encaixá-la no seu dia-a-dia, sabendo reter as informações corretamente.

Unknown disse...

Ana, será que o professor realmente não mudou? Como eram os teus professores e como você é como professora, não houveram mudanças?

André Ramos disse...

Como afirmado na entrevista, a wiki é uma ferramenta simples, porém no meu ponto de vista pouco conhecida principalmente pelos educadores. O grande fluxo de informações, a forma como é utilizada a tecnologia. O educador na atualidade deve ser orientador destas informações, e trabalhar com as mesma a diversidade, expor ao aluno sua capacidade do mesmo ser o próprio autor, falta a integração e participação (professor e alunos), na obtenção e dedicação para trabalhar com novas ferramentas tecnológicas "Wiki", como citado pela colega, deixando assim de ser um algo a mais", mas sendo referência e destaque na busca por uma educação de qualidade.

Ricardo A Luzzi disse...

Haja visto que temos que nos preparar tecnologicamente para renovarmos nosso conhecimento ,a internet, blogs e wiki veio para nos ajudar.
Como o texto demostra “As pessoa tem de entender o valor do uso da tecnologia acima das dificuldades ocasionais, investir tempo para desenvolver tarefas colaborativas” Isso é investimento pessoal também. Todas as ferramentas tecnológicas, destacando a wiki pode ser apresentada como um papel de interação entre professor e aluno onde suas aulas poder ser mais atrativas e interessantes, onde alterações e compartilhamento de arquivos e trabalhos poder ser vistos, alterados e estudados.

Ricardo A Luzzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
osorio serpa disse...

Através de uma wiki podemos compartilhar uma diversidade de sabedorias e informações e tambem contribuir para formações, porem muito importante o uso correto na educação, na informação e na formação para não virar site de relacionamento, pois a entrevista aponta a importancia de capacitação de todos os educando para que se tenha um trabalho em grupo.
osorio serpa

Anônimo disse...

O relato de Deborah Torres mostra que é um desafio introduzir a educação juntamente com a tecnologia nos profissionais que atuam hoje, pois eles possuem dificuldade em introduzir a tecnologia em suas aulas, já os profissionais que virão já fazem parte desta educação tecnológica e não terão problemas em fazer uso dessa tecnologia.
Elaine Baldo.

Fernanda Baldo Rossi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Baldo Rossi disse...

O grande desafio a ser enfrentado para que as tecnologias estejam de fato inseridas no contexto escolar e na aprendizagem é fazer com que o professor se interesse pelo uso das tecnologias e o faça de forma abrangente e diferenciada.

Fernanda Baldo Rossi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Baldo Rossi disse...

A entrevista deu ênfase ao uso de wikis nas escolas, pois trata-se de uma ferramenta interativa que permite ao educando a possibilidade de editar seus trabalhos e visualisar o trabalho dos colegas sendo assim uma maneira mais fácil de trabalhar e aprender.

Cris Pandolpho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris Pandolpho disse...

A entrevista demonstra a importância das wikis,enfatizando o trabalho em grupo e diversificando o uso da tecnologia como uma nova forma de ensinar.Precisamos mudar a concepção que o uso da tecnologia é difícil que não consigo usar tal ferramenta pois,estamos em uma era que não nos cabe mais ficar presos a estes conceitos e nos educadores temos que ser dinãmicos inovadores e fazer com que a tecnologia seja nossa aliada para um melhor rendimento e torne nossas aulas mais atrativas.

Kerlly Juciane Walter disse...

Na verdade, a Wiki é uma forma de interagir, valorizando mais uma vez o trabalho em equipe. Seria mais um exemplo do uso das tecnologias na educação, mostrando caminhos para conhecimentos diversificados e informações atualizadas. Com certesa essa ferramenta vai agregar muitos benefícios a comunidade escolar.
Kerlly

LILIAN CERCEN disse...

A ENTREVISTA DESTACA A IMPORTANCIA DE TORNARMOS ALIADOS DAS TECNOLOGIAS DE UTILIZA-LAS A NOSSO FAVOR.É PRECISO MUDAR ,INOVAR AS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR .AS WIKIS SÃO GRANDES ALIADAS QUANDO UTILIZADAS DE FORMA CORRETA.PRECISAMOS ACOMPANHAR AS MUDANÇAS QUE ESTÃO ACONTECENDO. LILIAN CERCENA

LILIAN CERCEN disse...

A ENTREVISTA DESTACA A IMPORTANCIA DE TORNARMOS ALIADOS DAS TECNOLOGIAS DE UTILIZA-LAS A NOSSO FAVOR.É PRECISO MUDAR ,INOVAR AS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR .AS WIKIS SÃO GRANDES ALIADAS QUANDO UTILIZADAS DE FORMA CORRETA.PRECISAMOS ACOMPANHAR AS MUDANÇAS QUE ESTÃO ACONTECENDO. LILIAN CERCENA

Unknown disse...

A entrevista demonstra a importância das wikis,demonstrando o trabalho em grupo e destacando o uso da tecnologia como uma nova forma de ensinar. Precisamos ser professores inovadores pois,estamos na era de inovação tecnológica.Com isso precisamos acompanhar esta evolução e nos atualizarmos para que a tecnologia ande de mãos dadas com o ensino-aprendizagem de nossos alunos.

Unknown disse...

A entrevista demonstra a importância das wikis,demonstrando o trabalho em grupo e destacando o uso da tecnologia como uma nova forma de ensinar. Precisamos ser professores inovadores pois,estamos na era de inovação tecnológica.Com isso precisamos acompanhar esta evolução e nos atualizarmos para que a tecnologia ande de mãos dadas com o ensino-aprendizagem de nossos alunos.

Unknown disse...

A entrevista demonstra a importância das wikis,demonstrando o trabalho em grupo e destacando o uso da tecnologia como uma nova forma de ensinar. Precisamos ser professores inovadores pois,estamos na era de inovação tecnológica.Com isso precisamos acompanhar esta evolução e nos atualizarmos para que a tecnologia ande de mãos dadas com o ensino-aprendizagem de nossos alunos.

Mariza Camargo disse...

Unidade 2
Atividade 2.5 – Entrevista com Stewart Mader – Wiki na Educação
Cursista :MARIZA CAMARGO


Nos temos material para buscar informações que nos possibilite a busca de informações, tendo em vista o uso do WIKI importante meio que podemos trabalhar. Sendo que o aluno o elaborador do seu conhecimento através da interação com o meio, entender o valor do uso da tecnologia acima das dificuldades, investir para desenvolver tarefas colaborativas em seu wiki que sejam úteis aos estudantes, que tenham um propósito.

Unknown disse...

A entrevista demonstra a importância das wikis,demonstrando o trabalho em grupo e destacando o uso da tecnologia como uma nova forma de ensinar. Precisamos ser professores inovadores pois,estamos na era de inovação tecnológica.Com isso precisamos acompanhar esta evolução e nos atualizarmos para que a tecnologia ande de mãos dadas com o ensino-aprendizagem de nossos alunos.