segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bandeira Branca, Eu Quero Paz

1º Lugar - Trabalho 08 - "Bandeira Branca, Eu quero Paz"
37% dos votos

EEB José Zanchetti - Abdon Batista
Alunos: Alice, Daison, Luiggi, Helloisa, Renata, Ricardo e Vanessa.
Professor Orientador: Juliane Guzatti Gonçalves

Texto enviado com o trabalho

"Materiais utilizados: A escultura foi feita com rolinhos de jornal, cano de PVC e tecido.
A bandeira branca representa o pedido de paz, o fato de o boneco não ter olhos significa que não conseguia mais enxergar e tentou se esconder do mundo.

BANDEIRA BRANCA, EU QUERO PAZ.
“Eu estava na guerra e já não agüentava mais, sem voz, sem expressão, não via nada além de sofrimento e morte. Foi então que percebi que haviam causas mais justas a serem defendidas além de disputas territoriais ou simplesmente por interesses ou status. Em minha busca pela paz não encontrei o caminho certo, e nunca encontraria, pois em todos os lugares onde andei, nada encontrei. Somente em meu interior é que encontrei o que mais procurava, A minha paz.
Ainda tento transmitir a paz por onde vou, ao meu país, meu estado, minha cidade, minha escola, meu lar.
Houve paz, e começou em mim. "
_____________________________________________________________________________________
2º Lugar - Trabalho 09 - "Abraço da Paz"
34% dos votos


EEB Heriberto Hülse - Ibiam
Alunos:  Aline Titon Sutir, Aline Turella, Alisson Henrique Duarte, Dinei Turella Raiser, Fabiana Tescki Barth da Costa, Luiz Henrique Gasaniga, Marilete de Castro Carvalho, Natan Costa, Tiago Fatori Ceroni e Vinicíos Fontana.

Texto enviado com o trabalho
"Iniciamos a escultura com produtos reutilizáveis, a base de óleo de cozinha, já utilizado algumas vezes. Foram utilizados os seguintes produtos: óleo, soda, álcool e água. Com este sabão trabalhamos o imaginário e produzimos uma escultura que representa a paz no mundo. 

Neste dia prosseguimos a elaboração da escultura, utilizando as seguintes ferramentas: colher de chá, espátula, estilete, compasso, chave de ponta. Com o propósito de criar um símbolo capaz de mobilizar e sensibilizar a população. 

Reunimo-nos na biblioteca da escola para terminarmos a escultura. Como o prazo estava apertado, tínhamos que acabar a escultura. Foi um trabalho em equipe, que evidenciou que as ações no coletivo tornam-se mais eficazes. 

O símbolo representado na escultura surgiu em 1958, para a campanha de Desarmamento Nuclear. Os Hippies adotaram este símbolo também na guerra do Vietnã (em 1960 a 1969) em prol da paz. O símbolo foi criado através do código de bandeiras (D = |, N = /\). 

Para nós, as mãos significam o abraço, o círculo significa o mundo, a pomba significa a PAZ. Devemos nos unir, abraçar a paz e praticá-la no mundo. É necessário que se lance a semente da paz, que seja cultivada para que frutifique, por isso, cada um de nós deve agir em prol da paz, para que juntos façamos do mundo um lugar de relações mais amistosas entre as pessoas. 

A situação não irá mudar de imediato, mas se cada um fizer a sua parte, tudo é possível, a começar por nós mesmos, em casa, na escola, pois ninguém muda o mundo sozinho, mas modificando a si mesmo fica mais fácil de alcançarmos a paz mundial, pois nós fazemos parte do mundo e assim o transformaremos em um lugar cheio de PAZ e AMOR." 
 
_____________________________________________________________________________________


3º Lugar - Trabalho 05- "Cicatriz"
16% dos votos

EEB Profª Antonia Corrêa Mendes -  Campos Novos
Alunos: Denize Aparecida Ofrazio Degarraes e Gustavo Roveda Trevisol
Professor Orientador: Andressa Beatriz Dotta

Texto enviado com o trabalho
"A Paz ainda é uma cicatriz que carregamos dentro de nossos corações, pois vivemos entre o bem  e o mal."

Parabéns a todas as escolas que incentivaram a participação dos seus alunos e professores.

Foram ao total 1538 votos que ajudaram na escolha do trabalho que será encaminhado ao Centro Administrativo do estado de Santa Catarina.





Um comentário:

NTE Jaraguá do Sul disse...

Parabéns aos alunos criativos que idealizaram o monumento vencedor da PAZ. Valeu!!!
Um abraço...