terça-feira, 21 de maio de 2013

Física em Tablet

 Os responsáveis do Física em Cena fizeram uma série de vídeos a explicar como usar tablets e telemóveis (smart phones) na sala de aula de modo a ajudar o ensino de física nas aulas.
 "O grupo Física em Cena surge com o propósito de criar documentos audiovisuais que sejam capazes de unir o conteúdo utilizado no ensino formal junto à linguagem cinematográfica. Em outras palavras, tentamos nos apropriar das potencialidades do vídeo, com o objetivo de roteirizar e amarrar conceitos científicos, para que se construa um produto que dialogue de maneira mais próxima e efetiva junto ao público."

 Física em Tablet

Episódio I da primeira temporada de Física em Tablet. Neste episódio o professor Vitor Lara apresenta a técnica da gota, que possibilita realizar fotografias com grande ampliação.

Para assistir: Física em Tablet Primeira Temporada: Episódio I


Episódio II da primeira temporada de Física em Tablet. Neste episódio o professor Leonardo Vieira mostra uma aplicação interessante do uso de um smartphone e de uma plataforma flutuante para discutir a Primeira Lei de Newton da Mecânica
Para assistir: Física em Tablet Primeira temporada: Episódio II


Episódio III da primeira temporada de Física em Tablet. Neste episódio o professor Vitor Lara explora algumas aplicações do magnetômetro presente em tablets e smartphones.
Para assistir: Física em Tablet Primeira temporada: Episódio III


Episódio IV da primeira temporada de Física em Tablet. Neste episódio o professor Leonardo Vieira apresenta um circuito que pode ser acoplado ao iPad e que permite que se realizem medições de temperatura.
Para assistir: Fisica em Tablet Primeira temporada: Episódio IV


Episódio V da primeira temporada de Física em Tablet. Neste episódio o professor Vitor Lara utiliza mais uma vez a técnica da gota, apresentada no Episódio I. Desta vez a técnica é utilizada para visualizar o fenômeno da dilatação térmica de maneira qualitativa.
Para assistir: Física em Tablet Primeira Temporada: Episódio V


Episódio VI e último da primeira temporada de Física em Tablet. Neste episódio o professor Leonardo Vieira mostra mais uma vez algumas aplicações para o acelerômetro, que foi apresentado no Episódio II.
Para assistir: Física em Tablet Primeira Temporada: Episódio VI

Aproveitem as dicas e voltem para contar como aconteceu.

Nenhum comentário: