segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Folioscópio ..... flip book

Flip Books
São pequenos livrinhos com desenhos em cada página, que quando folheados rapidamente criam a ilusão de movimento. 

Os Flip Books funcionam como o cinema e a animação. Só podemos visualizar os movimentos nas animações e no cinema devido à chamada “persistência da imagem na retina”. É como se cada imagem que os nossos olhos observam ficassem uma fração de segundo a mais na memória visual do que o tempo que foi realmente vista. Então, quando vemos uma sequência de imagens passar rapidamente diante dos nossos olhos, temos a impressão que ela se move.

Para quem tem interesse em aprender a fazer animação um ótimo começo é criar o seu próprio flip book.



O Folioscópio (Folium – Folha + Skopein – examinar) foi criado por volta de 1830. Foi das primeiras “máquinas” a criar a ilusão do movimento, a sua construção é bastante simples e constitui um excelente início à “ilusão” do movimento.
Divide uma folha de papel A4 ao meio, no sentido do seu comprimento. Dobra uma das metades e corta pelo vinco, mas não até ao fim. Ambas as partes da folha têm de ficar ligadas, mesmo que apenas por 5 cm. Faz um desenho simples na parte de baixo. Sobrepõe a outra metade e faz o mesmo desenho, mas com algumas modificações. Podes aproveitar a transparência para realizares as alterações. Enrola a folha de cima à volta de um lápis ou caneta. Movimenta rapidamente o lápis da direita para a esquerda e vice-versa. 

Existem outros "Brinquedos Ópticos"
TAUMÁTROPO
ZOOTROPO
FENACTOSCÓPIO
ESTROBOSCÓPIO

Nenhum comentário: